Tubarão Branco
Apesar de ser denominado como tubarão-branco, o animal possui a cor branca somente em sua parte ventral, enquanto que a dorsal é cinzenta ou azulada. São tubarões robustos, com corpo fusiforme e fucinho cônico, curto e largo. Seus olhos negros e os ferozes dentes e mandíbulas característicos, assustam muito os humanos, que também são vítimas de ataques destes predadores. É um animal equipado com três mil dentes triangulares, serrilhados e muito afiados, de 7,5 centímetros de altura, inseridos nas maxilas em fileiras um pouco inclinadas para dentro.
Os sentidos do tubarão-branco são muito aguçados. Consegue captar minúsculos campos elétricos gerados pelo organismo dos outros animais, o que facilita bastante encontrar sua presa. Para se ter uma idéia, eles podem sentir um campo elétrico até 20.000 vezes menores que 1 volt, o equivalente ao da batida do coração de um peixe.
Os tubarões-brancos podem ser encontrados em quase todos os oceanos do planeta, devido a sua capacidade de manter a temperatura do corpo mais elevada do que a do ambiente que o rodeia. Assim, sobrevive facilmente até mesmo em águas extremamente geladas. São encontrados na costa oeste norte-americana, no litoral Sul da Argentina, na Austrália, no Brasil e até no Mar Mediterrâneo.
Alimentam-se de peixes, focas, golfinhos, carcaças de baleias, lulas, tartarugas e até mesmo de pássaros marinhos.
Próximo das zonas costeiras, os tubarões brancos consomem grandes quantidades de objetos flutuantes, por engano.
Quanto a sua forma de reprodução, o tubarão-branco é ovovivíparo e os filhotes têm o hábito de comer uns aos outros, inclusive dentro do próprio útero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário