O que é o programa Clickarvore e como ele funciona?
O Clickarvore é um programa da Fundação SOS Mata Atlântica e do Grupo Abril, com o objetivo de apoiar a restauração florestal de áreas localizadas no bioma da Mata Altântica. O Clickarvore conta com a participação de uma ampla rede de parceiros, entre empresas patrocinadoras, viveiros de mudas, proprietários de terras, internautas e ONGs.
Qual é o papel da Fundação SOS Mata Atlântica?
A Fundação SOS Mata Atlântica é uma entidade privada sem fins lucrativos, sem vínculos partidários ou religiosos, criada em 1986 com a missão de promover a conservação da diversidade biológica e cultural do Bioma Mata Atlântica e ecossistemas sob sua influência, estimulando ações para o desenvolvimento sustentável, bem como promover a educação e o conhecimento sobre a Mata Atlântica, mobilizando, capacitando e estimulando o exercício da cidadania socioambiental.
No Programa Clickarvore a Fundação SOS Mata Atlântica, além de idealizadora, é responsável pela sua coordenação geral, que contempla as atividades de articulação com os diversos parceiros; formatação técnica e operacionalização do edital para seleção de áreas de plantio; negociação com proprietários de terra e de viveiros de muda; treinamento e capacitação de técnicos para as ações de restauração florestal, bem como a captação de recursos financeiros para a viabilização do Programa, respondendo também pela prestação de contas.
Para conhecer os outros projetos e iniciativas da ONG, acesse www.sosma.org.br.
Qual o papel do Grupo Abril?
Além de desempenhar seu papel principal – produzir conteúdo, informar e divertir – o Grupo Abril está cada vez mais envolvido em projetos que contribuem para a preservação do meio ambiente e da qualidade de vida das próximas gerações. É parceiro da SOS Mata Atlântica no Programa Clickarvore desde a sua criação.
Onde está localizado o bioma Mata Atlântica?
A Mata Atlântica está presente em 17 estados brasileiros, numa faixa que se estende do Piauí ao Rio Grande do Sul, e se prolongava até o Paraguai e a Argentina. Algumas das maiores cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Curitiba e Florianópolis, estão inseridas no Bioma.
Para conhecer em detalhes a abrangência do bioma Mata Atlântica, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Por que o Clickarvore não atende toda a área de abrangência do bioma Mata Atlântica?
Porque a doação de mudas está condicionada a existência de viveiros de espécies florestais nativas de Mata Atlântica e a maior parte dos viveiros fornecedores do Clickarvore estão localizados nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Paraná.
Quais os resultados do programa Clickarvore até hoje?
De agosto de 2000 a abril de 2010, os internautas e patrocinadores do Clickarvore doaram 22 milhões de mudas e contribuíram para a restauração de mais de 13 mil hectares de floresta.
Como as pessoas participam?
Após o cadastro no site, os internautas, podem dar um voto por dia para uma das regiões selecionadas para plantio das mudas doadas pelas empresas-parceiras. 1 CLICK = 1 VOTO.
A votação é sistemática e, periodicamente, os internautas poderão votar em novas regiões.
Além de participar com o seu voto, o internauta pode comprar mudas e escolher para qual das regiões selecionadas irá doá-las.
Como as empresas participam?
As empresas podem participar com o patrocínio de mudas para doação. Além de associar a sua imagem ã Fundação SOS Mata Atlântica e divulgar sua parceria com o maior programa brasileiro de restauração florestal com espécies nativas da Mata Atlântica, os patrocinadores do Clickarvore estarão contribuindo para:
- A restauração florestal e a formação de corredores ecológicos;
- A diminuição de processos erosivos e assoreamento de rios, ajudando a garantir o fornecimento de nossa água;;
- A produção de mudas e a coleta de sementes de espécies florestais nativas da Mata Atlântica, que geram trabalho e renda em viveiros florestais e propriedades rurais;
- A mobilização da sociedade civil para participar de ações de restauração da Mata Atlântica e atividades de educação ambiental;
Para saber mais informações e receber uma proposta de patrocínio, entre em contato pelo e-mailempresarial@sosma.org.br
Como os viveiros participam?
O Clickarvore está sempre disponível para conhecer viveiros estrategicamente localizados, que tenham produção diversificada de mudas de espécies florestais nativas de Mata Atlântica.
Se você é proprietário de um viveiro e está interessado em se tornar parceiro do Clickarvore, envie um e-mail para restauracao.areatecnica@sosma.org.br
Como os proprietários de terra participam?
Os proprietários de terras interessados em receber doações de mudas do Clickarvore devem baixar o edital com informações detalhadas sobre o programa e inscrever seu projeto para participar do processo de seleção. As áreas a serem restautadas devem atender os seguintes requisitos básicos:
- Estar localizadas na abrangência do bioma da Mata Atlântica;
- Ter entre 1,5 hectares e 30 hectares.
Para verificar se a localização da sua área é compatível com os objetivos de restauração florestal do Clickarvore.
Se a sua propriedade não atender os requisitos do edital, não desanime: procure o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica www.pactomataatlantica.org.br e veja se há algum programa que possa contemplar o seu projeto.
Qual o compromisso do proprietário que recebe a doação das mudas?
O compromisso dos proprietários de terras é não só o de promover a restauração florestal de acordo com o projeto aprovado, mas, principalmente, de conservar a área restaurada.
Em que momento o proprietário recebe a muda? Logo após o clique?
- Encerramento da eleição, pelo voto dos internautas, das quantidades de mudas que serão destinadas a cada região participante da votação;
- Análise dos projetos encaminhados para o edital, pela área técnica da Fundação SOS Mata Atlântica;
- Divulgação da lista dos projetos aprovados;
- Solicitação de envio da documentação para firmar a doação;
- Recebimento e análise da documentação encaminhada;
- Assinatura do contrato;
Só depois disso, as mudas serão disponibilizadas.
No plantio, quais mudas são utilizadas?
Para que a restauração florestal atinja os resultados esperados, é necessário utilizar uma diversidade de no mínimo 80 espécies, considerando o levantamento de espécies nativas regionais.
Quem realiza o plantio?
Os plantios fomentados pelo Clickarvore são realizados pelo proprietário de terra, ou por empresas por ele contratadas.
Como é realizado o acompanhamento do plantio? O proprietário rural recebe orientação técnica?
Sim. Após aprovação do projeto, o responsável técnico do viveiro fornecedor agendará uma visita ao local de plantio e dará orientações sobre todas as etapas a serem realizadas antes, durante e após o plantio das mudas.
Além disso, a SOS Mata Atlântica realiza vistorias anuais a todas as áreas restauradas, pelo período de três anos. Nessas vistorias, os proprietários recebem todas as orientações para a resolução dos problemas constatados.
Quais são as dificuldades encontradas durante o processo de restauração?
Para ser bem-sucedida, uma restauração florestal depende de vários fatores, como o preparo adequado da terra, o plantio correto, a distribuição equilibrada de espécies pioneiras e não- pioneiras e a boa dispersão das mudas. Tudo isso contribui para a manutenção da área restaurada.
Quais viveiros participam do Clickarvore? Os viveiros são da Fundação SOS Mata Atlântica?
Não, os viveiros não são da Fundação SOS Mata Atlântica, mas fornecedores do Clickarvore. Para conhecer a relação completa dos viveiros conveniados do Clickarvore,
A SOS Mata Atlântica direciona recursos para a construção de viveiros para fornecer mudas para o Clickarvore?
O Clickarvore não direciona recursos para a construção de viveiros, mas mantém o Programa de Fomento a Viveiros, que adquire as mudas iniciais produzidas pelos viveiros integrantes do programa, como forma de incentivo ao investimento realizado.
A Fundação SOS Mata Atlântica mantém outro programa, o Florestas do Futuro, que investiu na criação de viveiros comunitários que atendessem a demanda de mudas gerada pelo Clickarvore. O investimento previu a co-administração pela SOS Mata Atlântica durante três anos e, após esse período, o repasse da administração para a entidade parceira.
É possível visitar a área restaurada?
No contrato que o proprietário de terra firma com a Fundação SOS Mata Atlântica, não existe obrigação de receber pessoas que não estejam formalmente vinculadas ao projeto. Mas a SOS Mata Atlântica publicará anualmente, no site do Clickarvore, fotos e relatórios das áreas restauradas para que o processo de restauração possa ser publicamente acompanhado.
Adicionalmente, o Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica - Grupo Schincariol está de portas abertas para qualquer pessoa interessada em conhecer todas as etapas do processo de restauração.