sexta-feira, 1 de junho de 2012

Formigueiro






Formigueiros são colônias de formigas. As formigas são insetos sociais, pois vivem em uma comunidade na qual os indivíduos dependem e protegem uns dos outros. O ninho é o local mais protegido nessa sociedade. Em alguns formigueiros, o ninho é subterrâneo, embora o monte de terra empilhada indique a entrada do formigueiro, tornando-o facilmente localizável. Geralmente, os formigueiros são extremamente movimentados, mesmo porque, cada formigueiro tem milhares e até milhões de formigas.
Ainda assim, a vida no formigueiro pode ser caracterizada pela organização. As formigas têm funções diferentes no formigueiro, sendo que tais funções variam dependendo da espécie de formiga. As saúvas (gênero Atta), entre outras espécies, possuem uma das organizações sociais mais desenvolvidas. As formigas se comunicam por meio de liberação de feronomas (compostos químicos).
A sociedade das formigas é, geralmente, dividida nas três seguintes castas:
  • Rainha – São as responsáveis pela continuidade, pois são elas as únicas a reproduzir (a por ovos), na maioria das espécies. A quantidade de rainhas por formigueiro depende da espécie de formigas, ou seja, um formigueiro pode ter uma ou mais rainhas. São as rainhas que tem a vida mais longa do formigueiro, podendo viver de 10 a 20 anos.
  • Machos – Não trabalham. Vivem por semanas ou anos, até que cumpram sua única missão: copular com a rainha, ou com uma das jovens candidatas ao posto. Depois disso, morrem.
  • Operárias – As formigas operárias são maioria no formigueiro. Todas fêmeas, são elas as responsáveis pela limpeza, por procurar a comida e a água, cuidar da rainha, das larvas, dos filhotes e da segurança do formigueiro. Em algumas espécies, existem vários tipos de operárias, como por exemplo, as formigas soldados, que tem uma estrutura corporal maior.
Na época da reprodução algumas das formigas operárias, as de maior porte físico e com uma pré-disposição hormonal, podem desenvolver um aparelho reprodutor e asas, saindo do ninho para o vôo nupcial. Após a cópula, a nova rainha perde as asas, e pode dar inicio a uma nova colônia, ou seja, pode iniciar um novo formigueiro.
Formigueiros podem se estender por vários metros abaixo da Terra. No vídeo abaixo, pesquisadores encheram um formigueiro abandonado com cimento e depois escavaram a terra em volta.

Jacaré

jacaré é um réptil carnívoro da família Alligatoridae pertencente à ordem Crocodylia. Trata-se de um habilidoso nadador que consegue também ser muito rápido em terra firme quando isto se faz necessário. Estes animais descendem dos primeiros répteis que habitaram a terra (há 230 milhões de anos), portanto são parentes dos dinossaurosanimais pré-históricos.
Os jacarés são animais muito semelhantes aos crocodilos dos quais se diferenciam por ter membranas entre os dedos das patas traseiras e por ter uma cabeça mais curta e larga. Outra diferença entre estes animais é o fato do jacaré possuir o quarto dente canino que se encaixa na mandíbula superior, enquanto no crocodilo este mesmo dente fica exposto quando o crocodilo fecha a boca. Ao nascer o comprimento do jacaré é de 30 cm, chegando, na maturidade, a 1,80m (no caso específico do jacaré-açú, seu comprimento pode chegar a 6m). Na idade adulta o jacaré pode atingir até 300 kg e sua idade varia entre 80 e 100 anos.
No continente americano há diversas espécies, no Brasil existem três tipos espalhados em diversas regiões, são eles: jacaré-negro ou jacaré-do-pantanal, jacaré-açú ou jacaré-gigante, jacaré-do-papo-amarelo ou ururau, jacaré-coroa ou paguá e jacaré-coroa ou caimão-de-cara-lisa.
Seus hábitos consistem em se agrupar durante o dia a fim de tomarem sol e durante a noite sair para caçar. A caçada é feita geralmente dentro da água. Sua dieta é variada, alimentam-se de peixes, moluscos, aves e de mamíferos pequenos encontrados nas margens dos rios. O jacaré possui 80 dentes, mas só os utiliza quando a presa é muito grande (sacodindo-a até fazê-la em pedaços), quando a presa é pequena, este feroz animal apenas a engole. O jacaré necessita de cerca de 10% do seu peso em alimentos ao dia. Para se locomoverem os jacarés usam a cauda movendo-a de maneira ondulatória. Durante o nado os olhos e as narinas deste animal ficam acima da superfície da água.
Para se reproduzirem, os jacarés se acasalam na água. Em seguida a fêmea faz um ninho na vegetação da beira de um lago, onde coloca seus ovos (40 a 50 postos uma vez por ano) que eclodirão após um mês de incubação (feita pelo calor do sol e pela fermentação química dos vegetais que compõe o ninho). Uma característica interessante é o fato da fêmea do jacaré, ao contrário das outras espécies de répteis, ter o hábito de proteger o ninho e seus filhotes.
Infelizmente o jacaré está na lista dos animais em extinção, visto que muitas pessoas apreciam o sabor de sua carne e seu couro é utilizado para fabricação de bolsas, carteiras e outros produtos industrializados.

Urso Polar

Espécie de mamífero que incide no polo norte, o Urso Polar chega a pesar até 700 kg, vive na calota polar ártica e das costas setentrionais da América e Euroásia. O seu nome científico é “Thalarctos maritimus”.
Uma fêmea atinge a maturidade sexual aos 4 anos de idade, e o macho aos 6 anos. A reprodução da espécie ocorre entre os meses de abril e maio, a fêmea reproduz de 3 em 3 anos, cada cria gera 2 filhotes.
O período de gestação é de 8 meses, período que exige um aumento de peso de até 200 kg da fêmea para o prosseguimento da gestação. Os ursos polares se alimentam de focas, carcassas de belgas, morsas, narvais e baleias. Na falta destes alimentos, comem o que encontram, até o lixo humano.
O urso polar necessita ingerir 2 kg de alimento por dia. Praticam a caça passiva, quando o urso espera a presa vir à superfície ou próximo de sua toca para dar o bote. Os ursos polares brigam entre si por uma fêmea e por alimentos.
O maior predador do urso polar é o homem, a caça do urso polar iniciou em 1500, e atualmente está regulamentada no Canadá, Groenlândia e EUA, e banida na Noruega e Rússia. O urso polar vivem em média 30 anos, a maioria não passa dos 20 anos, vive em bandos e três ou quatro indivíduos, os filhotes nascem no inverno.